ipdhufmosu
998 palavras
4 páginas
Correr Eguada (Mônica)Narrador: Blau Nunes
Personagens: Blau e os gaúchos trabalhadores das estâncias.
Espaço: nos campos abertos das estâncias
Tempo: meados de 1850, logo após a guerra do Oribe.
Enredo: O narrador revela a um jovem guri os antigos prazeres nos pampas. Relembra com grande euforia do que mais gostava; tomar mate e correr eguada. Conta que cavalo no Pampa era tipo inço, sem dono e sem utilidade, por vezes vinha um estrangeiro curioso atrás dum cabelo de égua, mas que não queria pagar quase nada. Como a bicharada era demasiado, varreduras se consideravam necessárias, além de esportivas. A gauchada se preparava toda, antes da empreitada, fazia-se uma missa e depois, lá se iam uns oitenta homens, cada qual com uma habilidade, de bombacha, boleadeira e facão atravessado. Blau diz que tudo que era bicho ruim era abatido, e detalha: se dava um talho por de trás da orelha, ou se empurrava para uma sanga funda, uma grota, e a bicharada se apavorava toda, se iam por cima uns dos outros e morriam todos. Para os homens era uma coisa bem linda. Mas uns poucos cavalos de bons dentes e boa pelagem eram escolhidos por alguns gaúchos e levados embora paras estâncias e, assim, formava-se uma nova tropilha.. E Blau se emociona. Chasque do Imperador (Janaína)
Narrador: Blau Nunes
Personagens: Blau (era cabo na época), Imperador Pedro II, General Caxias (marquês e duque de
Caxias - Luís Alves de Lima e Silva), tenente, o ruivo, o barão, a velha nhá Tuca que tinha filhos e netos na guerra, o casal da casa que só servia doces ao Imperador.
Espaço: pampa.
Tempo: durante o cerco de Uruguaiana pelos paraguaios em 1965.
Enredo: Blau é convocado para escoltar o Imperador durante sua permanência no sul. Blau e o
Imperador relembram episódios em que se conheceram – desde 45, no Ponche Verde. Durante o percurso, encontram a velha Tuca que se apresenta ao Imperador lhe desejando sorte na batalha.
Depois chegam a uma casa onde os proprietários só