Neuroanatomia
CURSO DE FISIOTERAPIA
ANA BEATRIZ SENA – RA: 6662429267
Janete Lima Silva – RA: 6622351833
Josicleide Soares da Silva – RA: 6450292881
LARA KARINA DA SILVA – RA: 6656380031
Nadia almeida-6654366709
SISTEMA NERVOSO PERIFERICO
Trabalho solicitado pela professora Flávia Ramos, da disciplina Exercício Profissional na Fisioterapia, do 3° semestre do curso de Fisioterapia, como forma parcial de avaliação.
Campinas – SP
2014
SUMÁRIO
Introdução
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos. Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora que possibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo).
Introdução
O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano.
Nervos e gânglios nervosos
Nervos são feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos há vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição das fibras nervosas.
As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axônios que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regiões do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa.
Gânglios nervosos são aglomerados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Os gânglios aparecem como pequenas dilatações em certos nervos.
Nervos sensitivos, motores e mistos
Nervos sensitivos são os que contêm somente