neuroanatomia Nolte
1º - Estes apontamentos foram reirados maioritariamente do Nolte, desgravadas e aulas pelo que poderão estar incompletos e ter incorrecções nomeadamente de índole ortográfica e científica.
2º - Abordo ao longo das aulas a palavra dendrites (feminino). O Professor avisou-nos que essa terminologia (dendrites e espinhos) estava incorrecta pelo que a terminologia correcta é dendritos e espinhas.
Teórica n.º:1
Tema: Abertura do curso. (introdução ao SNC)
Data:22-09-2008
N
E
O sistema nervoso divide-se basicamente em dois componentes principais: O sistema nervoso
U
central e o sistema nervoso periférico. Enquanto o sistema nervoso periférico é o conjunto
R
dos nervos raquidianos e cranianos cujos ramos se encontram virtualmente espalhados por
O
todo o organismo, o sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal.
A
N
O encéfalo (cuja origem em latim significa dentro da cabeça) por sua vez divide-se em
A
cerebelo, tronco cerebral e cérebro e este último em dois hemisférios cerebrais (direito e
T
esquerdo) separados por uma fissura longitudinal e, o diencéfalo (significa dentro e entre o encéfalo). Num encéfalo humano intacto, o diencéfalo está oculto pelos dois hemisférios cerebrais. O tronco cerebral é o componente do SNC que se encontra entre o cérebro e a medula espinhal. O sistema nervoso é constituído principalmente a nível celular por neurónios, que são células receptoras e que processam a informação e que têm a capacidade de a transmitir, e células gliais, que desempenham variadíssimas funções, nomeadamente a de suporte e forma. Existem cerca de 100 biliões de neurónios no ser humano e cerca de dez vezes mais células gliais. Para além destes 2 componentes, o tecido nervoso é ainda constituído por tecido conjuntivo, endotélio e vasos sanguíneos.
Neurónios
São células excitáveis que funcionam através da recepção e transmissão de estímulos eléctricos e
químicos.