Neuro anatomia massa cinzenta
Substância branca e substância cinzenta. A primeira é constituída de fibras nervosas mielínicas, estas representam as vias pelas quais os impulsos percorrem as diversas áreas do SNC, se organizando em fascículos e tratos, e a segunda de corpos de neurônio.
Na medula, a substância cinzenta forma um eixo central contínuo envolvido pela substância branca. A substância cinzenta apresenta a forma de H ou borboleta, onde se reconhece as colunas anterior e posterior, substância intermédia central e lateral.
No tronco encefálico a substância cinzenta apresenta-se fragmentada no sentido longitudinal, ântero-lateral e látero-lateral. Formam-se, assim, massas isoladas de substância cinzenta que constituem os núcleos dos nervos cranianos e outros núcleos próprios do tronco encefálico.
2) Do que é constituída cada uma?
Substancia cinzenta consistindo de corpos de células nervosas, células da glia (astroglia e oligodendrócitos), capilares, axônios e dendritos. A substância cinzenta contém o corpo celular do neurônio.
Substancia branca um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. Consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos.
1
RELATO SOBRE A MESA-REDONDA
“A NOVA CONFIGURAÇÃOINTERNACIONAL DOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO” Ricardo Verdum,Consultor
1.
Introdução
A mesa-redonda foi uma realização pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais(CEBRI). Aconteceu na manhã do dia 26 de março, no Auditório da ACRJ-Associação Comercialdo Rio de Janeiro, localizado próximo da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro dacidade do Rio de Janeiro. Aproximadamente oitenta pessoas conformaram a plateia, entre elaspessoas do BNDES, FGV, BID, estudantes e pesquisadores acadêmicos etc.O evento tinha dois objetivos: o primeiro, lançar o artigo intitulado “Explaining theBNDES: what it is, what