Networking: construa sua rede de relacionamentos
O networking é, sem dúvida nenhuma, uma das principais ferramentas do marketing pessoal.
Porém, vejo que o seu uso tem sido muito deturpado. Muitos usam da forma errada e cometem exageros desnecessários. Outros pensam no networking somente na hora de buscar uma nova colocação e só aí se lembram de acionar seus contatos.
O networking anda de mãos dadas com o sucesso na carreira. Também é verdade que os melhores empregos surgem por meio de indicações de colegas e conhecidos, mas não se esqueça que esse famoso termo corporativo significa rede de relacionamentos e como tal é preciso ser alimentado e ter pessoas com os mais variados interesses, competências, cargos e empresas. Enfim, o negócio é apostar na diversidade e aproveitar para adquirir novos conhecimentos e aumentar sua cultura por meio da troca de experiências.
Não acho que seja de bom tom criar uma rede de relacionamentos somente com objetivos mercantilistas, pensando em gerar negócios e troca de favores pessoais. Essa é uma das conseqüências de um bom networking e nunca a sua finalidade principal.
O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla, é como um ato de solidariedade onde recebo alguma coisa hoje para doar amanhã, é saber ouvir e também falar na hora certa, sempre tratando o outro como igual. Redes de relacionamentos não são apenas balcão de negócios ou troca de e-mails em que nada agregam. Veja alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.
1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Os softwares de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Além disso, você encontra facilmente em sites de busca e de downloads programas que irão ajudá-lo a organizar o seu banco de dados, você ainda pode fazer uso do palm ou outro equipamento similar. Praticar atos gentis como lembrar data de aniversários, agradecimentos por convites recebidos, não fazem mal a ninguém, pelo