nestle
Algumas Observações:
1. Perceber as escolhas como trocas enfatiza que em cada uma delas abre-se mão de alguma coisa para obter outra. Muitas vezes os custos associados às nossas escolhas são importantes e não são percebidos.
2. A definição de custo de oportunidade sugere a maneira de encontrar o custo associado às escolhas: o verdadeiro custo daquilo que escolhemos é aquilo que desistimos.
3. Chamar atenção para os trade-offs que as pessoas e as sociedades enfrentam é uma maneira de alertar para os custos associados às escolhas que elas têm de fazer.
4. Escolhas racionais levam em conta tanto os custos quanto os benefícios.
5. Algumas vezes, a escolha é apresentada como a seleção de uma entre várias alternativas e não apenas entre duas alternativas. Neste caso, o custo de oportunidade da alternativa escolhida é o que se abre mão por não escolher a alternativa de maior valor dentre as que não foram selecionadas.
6. Muitas vezes, os economistas dividem os recursos produtivos em terra, trabalho, capital (físico e humano) e capacidade empresarial. A esses recursos eles dão o nome fatores de produção por supor que estão na origem dos bens e serviços produzidos e consumidos na sociedade, ou seja, por serem os elementos básicos utilizados na produção. As questões 1, 2, 3, e 4 estão associadas com esta forma de representar os recursos disponíveis para a produção.
I) Marque V ou F conforme as afirmativas sejam verdadeiras ou falsas:
1) Um modelo econômico é uma representação simplificada da realidade. Apesar de omitir aspectos da vida real, os modelos ajudam a compreender melhor o funcionamento do mundo. Os modelos desempenham um papel crucial em quase toda a pesquisa científica, inclusive na Ciência Econômica. ( )
2) Como os economistas baseiam suas conclusões em modelos econômicos, eles nunca discordam sobre quais são as simplificações mais adequadas e, desta forma, nunca chegam a conclusões diferentes