neonazismo
Andrew passa vinte anos em Shawshank e, durante este tempo, nunca deixou de sonhar com a sua liberdade, apesar de ter perdido anos preciosos pagando por um crime que não cometeu! No entanto, ele vê sua esperança ser abalada quando descobre que a única pessoa que poderia testemunhar a seu favor foi "apagada" da face da Terra. Andrew também percebe que alguém não quer que ele saia dali. Então, ele não vê alternativa a não ser elaborar um estratagema que vai virar Shawshank de cabeça pra baixo!
"No fim a coisa é muito simples: trate de viver... Ou trate de morrer..."
Um Sonho de Liberdade é uma história de esperança, fé, verdade. E nos ensina que, se queremos algo que é muito importante para nossas vidas, devemos lutar para conseguí-lo. Em outras palavras: não devemos desistir diante dos obstáculos que a vida nos impõe. Nunca... Jamais!!!
Adaptação para o cinema
Lançado em 23 de setembro de 1994, o filme teve fraca recepção nos cinemas, arrecadando pouco mais de 28 milhões de dólares - apenas 3 milhões de dólares de lucro em relação ao orçamento. Apesar disso, Um Sonho de Liberdade recebeu resenhas favoráveis dos críticos, múltiplas indicações à prêmio - incluindo sete indicações ao Oscar: Melhor filme, melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora original, melhor som e duas indicações ao globo de ouro - além da inclusão na lista dos melhores filmes estadunidenses do American Film Institute.
Tim Robbins como Andy Dufresne
Morgan Freeman como Ellis Boyd "Red" Redding: melhor amigo de Andy e narrador do filme. Antes de Freeman ser escalado, Clint Eastwood, Harrison Ford, Paul Newman e Robert Redford foram considerados para o papel. Ainda que na novela ele tenha sido retratado como um irlandês ruivo, o diretor Frank Darabont escolheu Freeman pela sua autoridade e conduta, porque ele não conseguia imaginar