NEON
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
GUIA AULA NO.: 2
TEMA: Por que devo estudar filosofia?
I - Objetivos do tema escolhido:
- Conscientizar da importância da reflexão no mundo profissional.
II – Importância do tema:
Promover o interesse do aluno pela disciplina em si.
III – O tema em si:
Você, caro estudante de um curso ligado à área tecnológica talvez, o que não seria nada absurdo, deve estar se perguntando: “por que eu tenho que estudar filosofia?”
Nesta semana, vamos esclarecer este ponto, tudo bem?
Bem, uma vez no terceiro grau, ou seja, na faculdade, é necessário, para que você tenha uma formação integral, o domínio de alguns itens básicos na área de cultura e humanidades. É nesta perspectiva que se insere o estudo da filosofia junto a estudantes de áreas que parecem tão diferentes.
Com certa frequência, muitos alunos me perguntam se existe algum diferencial para o sucesso profissional num mundo tão concorrido como o que temos hoje. Esta é uma questão de extrema importância, pois com a ampliação da oferta de instituições de ensino superior cresceu bastante nas últimas duas décadas houve também uma profunda ampliação do número de profissionais com diploma de terceiro grau. Portanto, estabelecendo uma lógica simples, concluímos que não basta mais ter um “canudo” para que haja a garantia de sucesso. Sendo assim, você, caro aluno, deverá ter um “algo mais”.
É sobre esse “algo mais” que os alunos me interpelam. Há uma década atrás esse “algo mais” poderia ser uma habilidade no trato com a informática ou com línguas estrangeiras. Todavia, tais questões também passaram nos últimos anos a serem requisitos básicos, ou seja, ter uma boa noção de inglês ou mandar super bem no computador não faz mais de você “o cara”.
Então, o que sobra, professor?
Na minha opinião, mesmo que surjam – e elas sempre vão surgir – novas imposições em determinadas competências – fruto da intensa novidade