Neoliberalismo
PROFESSOR: RICARDO
ALUNO (a): ÉRIKA RIBEIRO DE ABREU
SÉRIE: 3°ANO TURMA: B
TRABALHO DE GEOGRAFIA
ABAETETUBA
2011
ÉRIKA RIBEIRO DE ABREU
NEOLIBERALISMO
ABAETETUBA
2011
1 – INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa mostrar, as principais características e significados do Neoliberalismo, desde sua origem. Mostrando seus dois significados em duas diferentes épocas. Serão expostos também os principais países pioneiros a adotar essa nova doutrina econômica até então, na será dado ênfase no Governo Chileno e no governo Thatcher.
Alem de evidenciar as principais vantagens e desvantagens trazidas pelas práticas neoliberais, em vários países que adotaram essa política.
1 – NEOLIBERALISMO:
1. ETIMOLOGIA:
O Neoliberalismo é um nome que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados semelhantes, porém distintos:
• Na primeira metade do século XX, significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista;
• A partir da década de 1960, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo (minarquia). É nesse segundo sentido que o termo é mais usado hoje em dia. Sem embargo, autores da filosofia econômica e comentaristas de economia que se alinham com as postulações liberais rejeitam a alcunha "neoliberal", preferindo adotar o termo liberal. Nesse sentido, pode-se afirmar que a denominação neoliberalismo é mais uma denominação elaborada pelos críticos dos pressupostos do liberalismo que uma reivindicação terminológica por parte dos precursores de sua doutrina.
2. CARACTERÍSTICAS:
O neoliberalismo propõe