Neoliberalismo
No discorrer do assunto, é feito uma análise de maneira geral da doutrina neoliberal demonstrando sua ineficiência em locais que foram implantados pois a teoria pregada pelos defensores neoliberais não conferem com a prática do exercício.
O trabalho contem entre outras informações um breve comentário do neoliberalismo e suas consequências em todas as áreas de abrangência, os governos neoliberais que passaram pelo comando do Brasil sendo eles, Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, demonstrando como ambos os governos trabalharam com o sistema neoliberal.
Discursando também a respeito dos reflexos que o sistema de governo neoliberal propôs frente a Educação Brasileira, as consequências que surgiram dentro e fora de sala de aula e também os pontos negativos que apresentou junto a sociedade devido a implantação da doutrina neoliberal.
Para finalizar o trabalho, foram feitas algumas considerações finais para efetuar o fechamento do assunto que foi discorrido durante a elaboração do trabalho.
NEOLIBERALISMO
O capitalismo é movido pela tendência à generalização da forma-mercadoria, a máxima ampliação possível do âmbito da produção de mercadorias como proporção do produto da sociedade como um todo. Liberalismo era a forma ideológica precípua no primeiro estágio, predominantemente extensivo, do capitalismo caracterizado por elevados ritmos de expansão da produção.
A exaustão do primeiro estágio de desenvolvimento deu lugar ao estágio de desenvolvimento intensivo. Nesse, em lugar de rápida expansão, o processo predominante é o progresso técnico, única fonte de expansão da produção, vale dizer, de acumulação capitalista. Liberalismo dá lugar à social-democracia como forma política e ideológica preponderante desse estágio, que tem como um de seus suportes a elevação dos níveis de reprodução da força de trabalho, necessário tanto para acompanhar os requisitos de qualificação da força de trabalho impostas pela evolução das técnicas de produção,