Neoliberalismo
Título: Estado Neoliberal – efeitos positivos e negativos.
O Estado Neoliberal
O liberais aproveitando o enfraquecimento dos modelos de Estado da época, que era marcado pela forte intervenção do Estado em todos os campos da vida social e aos elevados índices de inflação, apresenta um novo conceito de Estado, o Neoliberal, e acreditavam que este novo modelo proporcionaria o controle da inflação, e com o Estado influenciando o mínimo essencial na economia, possibilitaria a abertura comercial e financeira, colocando o mundo novamente no caminho do crescimento, (Adaptado COELHO, 2012, p. 98).
O novo modelo agora viria com a função de eliminar os excessos da intervenção do Estado na economia e corrigir as falhas existentes no mercado, principalmente as dificuldades nos investimentos privados, abrindo o mercado proporcionando privatizações das empresas antes estatizadas no estado de bem-estar social, e entregues para iniciativas privadas regulamentadas pelo Estado, e a concorrência internacional com a globalização, ou seja, eliminando as barreiras de importação e exportação deixando a economia mais competitiva, desenvolvendo a tecnologia, diminuição dos preços, controlando da inflação através de uma política conservadora, (Adaptado COELHO, 2012, p. 99).
Conforme aula do Professor Sinival Osorio Pitaguari, no Brasil os governos Collor e FHC, aplicaram várias medidas neoliberais, que consideravam que impulsionaria a economia, como a abertura do comércio internacional, a privatizações de empresas estatais, a criação de agências reguladoras, a liberação do mercado de câmbio e financeiro e a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece limites dos gastos públicos.
O modelo de Estado Neoliberal, também recebeu críticas sendo questionado sobre o benefício às grandes potências econômicas e às empresas multinacionais.
Nos países mais pobres e nos em desenvolvimento, o modelo de economia Neoliberal causou aumento do