Neoliberalismo
Introdução
Este trabalho tem por finalidade abordar um assunto muito interessante na qual destaca o neoliberalismo, apresentando os pontos fortes e fracos de acordo com o modelo de governo neoliberal.
No discorrer do assunto, é feito uma análise de maneira geral da doutrina neoliberal demonstrando sua ineficiência em locais que foram implantados, pois a teoria pregada pelos defensores neoliberais não conferem com a prática do exercício.
O trabalho é dividido em capítulos, sendo que no primeiro capítulo faz um breve comentário do neoliberalismo e suas consequências em todas as áreas de abrangência, no segundo capítulo faz-se uma caminhada pelos governos neoliberais que passaram pelo comando do Brasil sendo eles, Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, demonstrando que os dois governos trabalharam com o sistema neoliberal, pois os números e a realidade atual demonstra que o sistema neoliberal no Brasil não funcionou corretamente.
Neoliberalismo e suas consequências
Neoliberalismo é o termo que foi emplacado a um modelo de governo, ou seja, à uma doutrina econômica que destacava apenas o capitalismo e reduziria o papel do Estado na economia e educação.
O neoliberalismo destaca a hegemonia do mercado onde o Estado tem uma pequena intervenção nas principais decisões no que diz respeito a economia e a educação, com essa total liberdade é que tem-se essa disparidade na qualidade da educação e até mesmo nos preços de mercadorias para o consumidor final.
Na doutrina neoliberalista, o Estado não teria controle nos preços dos produtos e serviços, pois quem controlava a regulação dos preços, era a demanda, sendo que quanto mais vendia, mais o preço aumentava.
Muitos defensores da doutrina comentada (Neoliberalismo), dizem que as empresas necessitam de poder de decisão em todos os aspectos para que haja um maior crescimento econômico e um