contabilidade
Analise sobre a ética no exercício da profissão contábil em contrapartida aos processos fraudulentos na atualidade.
2. PROBLEMA
Ao estudar os costumes do comportamento humano, a Ética acaba Influenciando a Moral, inspirando a criação ou mudança de princípios que as sociedades assumem como seus valores maiores e aos quais os costumes devem-se submeter. Comportamento ético exige mais que leis, normas, regulamentos.Nenhum código de ética contempla todas as situações que surgem e exige do profissional um julgamento pessoal, subjetivo sobre o comportamento ético.
Assim, em qualquer profissão, os princípios éticos devem ser respeitados. No caso do Contador, existe um princípio Moral geral que é o Código de Ética do Profissional Contabilista, e outro, decorrente da moral particular, ou individual, que é de natureza comportamental. Nesse caso, existe um código de ética a ser obedecido e outro que é regido pelo caráter, pelos princípios e pelos valores do profissional como pessoa, como indivíduo.
Diante disso, formula-se o seguinte problema de pesquisa:
“Estariam os profissionais dispostos a utilizarem de maneira correta o código de ética com intuito de evitar possíveis fraudes e erros dentro das organizações na atualidade”
3. HIPOTESES
Comportamento ético exige leis, normas regulamentos, no entando o código de ética exige do profissional contabilista um julgamento pessoal sobre o comportamento ético
A atividade do profissional contábil e a sua prestação de serviços, as informações sobre ao patrimônio das empresas, são fundamental para a tomada de decisões.
Diante do código de ética e conduta o profissional contábil esta exposto, podendo sofrer severas punições legais.
4. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste trabalho e visualizar o Código de Ética Profissional do Contabilista, na percepção dos profissionais que atuam na área, com relação à adoção de comportamentos éticos profissionais em suas atividades.
4.1 OBJETIVO ESPECIFOS