neoliberalismo
No texto “Neoliberalismo e educação: manual do usuário”, Pablo Gentili objetiva apresentar as repercussões do projeto neoliberal no campo educacional. Com base no texto, identifique:
a) O conceito de neoliberalismo: Podemos definir o neoliberalismo como o conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver liberdade de comércio (livre mercado), pois este príncipio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
b) Dois autores representantes do pensamento neoliberal:
Friedrich A. Hayek e Milton Friedman
c) Explique a frase: “Em primeiro lugar é necessário destacar que na perspectiva neoliberal os sistemas educacionais enfrentam, hoje, uma profunda crise de eficiência, eficácia e produtividade, mais do que uma crise de quantidade, universalização e extensão.”
Trata-se, principalmente, de uma crise de qualidade decorrente da improdutividade que caracteriza as praticas pedagógicas e a gestão administrativa da grande maioria dos estabelecimentos escolares. Os Sistemas educacionais contemporâneos não enfrentam, sob a perspectiva neoliberal, uma crise de democratização, mas uma crise gerencial.
d)”Segundo os neoliberais, esta crise [ educacional] se explica, em grande medida, pelo caráter estruturalmente ineficiente do Estado para gerenciar as políticas públicas. Aponte a “saída” apresentada pelos neoliberais para a crise educacional.
Transformar a escola supõe um enorme desafio gerencial: promover uma mudança nas práticas pedagógicas, tornando-as mais eficientes e eficazes, reestruturar o sistema para ajustar a oferta educacional; promover uma mudança cultural, não menos profunda, nas estratégias de gestão (agora guiadas pelos novos conceitos de qualidade total); reformular o perfil dos professores, requalificando-os, implementar uma ampla reforma curricular e por último o caráter ineficiente