Neoliberalismo
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. No Brasil essa ideologia politica surgiu no início da “década perdida“, passou a tomor novos rumos, a partir do período pós-bipolaridade, diferentemente do liberalismo econômico-mundial. No período do Governo Collor, pretendeu-se adotar o modelo neoliberal, considerado naquela época um paradigma de solução da economia contemporânea.
Com o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso houve uma adoçao de evidentes medidas, como é o caso das emendas constitucionais, de cunho neoliberal, na tentativa de salvar o Real e tentar imprimir uma definitiva arrancada para o desenvolvimento.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; - pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; - política de privatização de empresas estatais; - livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; - abertura da economia para a entrada de multinacionais; - adoção de medidas contra o protecionismo econômico; - desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas; - diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; - posição contrária aos impostos e tributos excessivos; - aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; - contra o controle de preços dos produtos e serviços por