Neoliberalismo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA ODETE BORGES LEITE
neoliberalismo
MONTES CLAROS
2009
maria odete borges leite
neoliberalismo
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Política Social .
Orientador: Prof. Sueli Godoi
MONTES CLAROS
2009
NEOLIBERALISMO O objetivo deste trabalho é refletir a atuação do assistente social frente ao neolibetalismo, tendo como foco as expressões da questão social instrumentalizadas pela política social. O neoliberalismo é um sistema economico que visa uma intervenção minima do estado na economia, deixando o mercado se alto regular com total liberdade. Defende a instituição de um sistema de governo, onde o individuio tem mais importancia do que o estado sob argumentação de quanto menor a participação do estado na economia, maior é o poder dos individuos e mais rapido a sociedade pode se desenvolver e progredir um bem estar social. A política social é fundamental para o bem estar do cidadão e é o maior instrumento de intervenção do Serviço Social. Um de seus obetivos é a garantia e a participação de todos no desenvolvimento social, a chamada “Política do emprego”.
A política social nasce na classe trabalhadora durante o processo de industrialização quando os trabalhadores reivindicavam seus direitos de proteção social como forma de auxílio. Essa reivindicação caracteriza-se como interesse da classe trabalhadora e é usada no sentido de favorecer ao capital. Tendo em vista que política social visa construir a garantia da proteção social, política pública se constitui na efetivação da política social, que deveria ser usada para a correção das desigualdades sociais. Antes da década de 30, não havia classe trabalhadora organizada, consequentemente não existia política social, e a assistência social tinha cunho assistencialista.