Neoliberalismo
Antes de falarmos das características do neoliberalismo, faremos uma breve explicação.
O neoliberalismo foi um agrupamento de pensamentos políticos e econômicos, uma doutrina que tem como principal característica a mínima ou a não intervenção do Estado na Econômica.
O neoliberalismo é uma reação ao intervencionismo, os neoliberais creem que o Estado “não é pai” do cidadão, que o Estado não deve manter o cidadão. Ele deve manter uma economia forte e estável para que o cidadão crie o seu próprio bem estar.
As primeiras ideias neoliberalistas surgiram em 1947, com Friedrich August Von Hayek, mas somente na década de 70 tiveram força, tendo como principal propagador o economista Milton Friedman, simpatizante das ideias de Hayek.
No Brasil, o neoliberalismo limitou a participação do Estado em questões econômicas e o incentivou a ser pequeno, porém eficaz. É bastante semelhante ao neoliberalismo ocorrido nos EUA e no Reino Unido, pois resume o socialismo e o liberalismo.
Os neoliberalistas avessos à interferência do Estado no mercado argumentam que os princípios de liberdade por si só beneficiam a todos, compradores e vendedores da força de trabalho, ou seja, capitalistas e assalariados.
As Características do Neoliberalismo são:
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- Perda de poder dos Sindicatos; ad grandes empresas, principalmente as transnacionais, dispõem de maior pode de barganha, para enfrentar os sindicatos dos trabalhadores.
- política de privatização de empresas estatais; empresas pertencentes ao Estado devem ser entregues ao capital privado. A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- Formação de Blocos Econômicos;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: