Neo-ateísmo
NEO‐ATEÍSMO – A NOVA FACE DOS INIMIGOS DE DEUS.
Por Fabio Marchiori Machado
Tão antigo quanto o conhecimento de Deus é a negação da existência Dele. Isto é o ateísmo. Estou extasiado em escrever este estudo. O que poucos sabem é que antes da minha conversão, quando tinha 18 anos de idade, eu era um feroz defensor das teorias ateístas. Sim, sou um ex‐ateu, renovado pelo sangue de Jesus. Lembro daquela época com certa dose de tristeza, contudo sou convicto que todas as coisas que passei, falei e construí colaboraram muito para que hoje eu tenha uma fé extremamente fortalecida.
Não tenho a pretensão de contar minha história neste estudo, mas sim mostrar o quão perigoso é o movimento dos novos ateístas para o futuro da crença religiosa no nosso país e no mundo. Sei que a ameaça do ateísmo é algo que parece estar longe, pelo menos para a maioria dos cristãos brasileiros. Vivemos atualmente uma explosão da prática religiosa, tanto evangélica, como de católicos carismáticos. Infelizmente este crescimento não afasta o perigo em si. O ateísmo é algo crescente no Brasil, da maneira mais perigosa possível, ou seja, a implícita. Como um câncer não detectado, que vai matando a pessoa silenciosamente, assim é o ateísmo implícito incutido, principalmente, na mente de jovens universitários. Muitos hoje são os que têm pensamento ateísta, de maneira tácita. Só não se deram conta que são ateístas de fato. Esta é a obra de maestria que o neo‐ateísmo produz nos dias de hoje.
1. DEFINIÇÃO. O ateísmo é uma posição ideológica em relação à crença em divindades de qualquer espécie. A palavra “ateu” origina‐se do grego atheos (ἄθεος), que na sua formação apresenta o prefixo “a”, indicando a “ausência de”, mais a palavra “theos”, com o significado generalista de
“deus”. “Ausência de deus” é o