Nenhum
Este relatório tem por finalidade fazer uma breve introdução de como funciona um Sistema Predial de Combate á Incêndio, tais como, funções, objetivos, dimensionamentos, etc.
2. Objetivo
2.1 – Principais Objetivos do Sistema Predial de Combate á Incêndio. (NBR-14432)
Os principais objetivos é estabelecer as condições a serem atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentação que integram os edifícios para que, em situação de incêndio, seja evitado o colapso estrutural. Para os elementos de compartimentação, devem ser atendidos requisitos de estanqueidade e isolamento por um tempo suficiente para possibilitar:
a) fuga dos ocupantes da edificação em condições de segurança;
b) segurança das operações de combate ao incêndio;
c) minimização de danos a edificações adjacentes e à infra-estrutura pública.
1.2 Os objetivos desta Norma também podem ser atingidos com o emprego de métodos alternativos avançados, reconhecidos internacionalmente, a critério do responsável técnico pelo projeto de segurança contra incêndio, conforme a seção 5.
1.3 Esta Norma também se aplica aos entrepisos que compõem solidariamente a estrutura da edificação.
1.4 Para os efeitos desta Norma, não se incluem entre os elementos de compartimentação as portas corta-fogo, elementos de isolamento de risco e enclausuramento de escadas e elevadores.
3. Dimensionamento
3.1– Sistema de dimensionamento do Sistema Predial
Para o dimensionamento, deve ser considerado o uso simultâneo dos dois jatos de água mais desfavoráveis hidraulicamente, para qualquer tipo de sistema especificado.
O local mais desfavorável hidraulicamente deve ser aquele que proporciona menor pressão dinâmica no esguicho.
O sistema deve ser dimensionado de modo que as pressões dinâmicas nas entradas dos esguichos, não ultrapassem o dobro daquela obtida no esguicho mais desfavorável. Recomenda-se que o sistema seja dimensionado de forma que a pressão máxima de trabalho não