Nelson mandela
Nelson Mandela nasceu em julho a 18 de 1918, no Sul-Africano, aldeia de Mvezo.
O povo Thembu viveu nesta parte do país, e pai de Mandela, chefe Gadla Mandela, era um homem importante para a Thembu. Ele era o líder da aldeia e ele também ajudou a outros líderes da Thembu.
Na época, os homens importantes Thembu geralmente tinham mais de uma esposa. Chefe Mandela teve quatro esposas. Rolihlahla era seu filho punho com sua terceira esposa, Nosekeni Fanny. Em xhosa, a língua do povo Thembu, Rolihlahla significa "encrenqueiro". Mas irmãs mais velhas do menino tinha um nome diferente para ele: Buti.
Buti era ainda muito jovem quando a vida da família mudou completamente. Havia um funcionário do governo importante branco na área, e ele e Chief Mandela nem sempre concordam. Quando Chief Mandela não seguir as ordens do homem branco, um dia, ele perdeu o emprego e todo o seu dinheiro. De repente Buti não era o filho de um homem rico e importante mais.
Este foi um bom exemplo de vida na África do Sul na época. Em muitos aspectos, a vida em Mvezo era a mesma vida para as centenas de anos antes de Thembu. Mas o governo desta parte do mundo era branco agora, e os direitos dos negros sul-africano.
Nosekeni Fanny e sua família mudou-se para outra aldeia, Quno. Chefe Mandela não veio com eles, mas ele visitou muitas vezesNa nova aldeia a família vivia em um pequeno pedaço de terra com três pequena casa. A família manteve alimento cozinhado em um e no outro. Eles dormiam na última casa.A família era pobre agora, mas Buti foi uma criança feliz. Ele ajudou a cuidar de animais da família. Ele gostava de brincar com as outras crianças da aldeia. Seu pai passou um tempo com as famílias de cada uma de suas esposas. Buti adorava ouvir suas muitas histórias de grandes pessoas Thembu no passado.
Com a idade de sete Buti foi claramente um menino inteligente. Nem todas as crianças foram para a escola, mas sua mãe decidiu enviar Buti. Mas primeiro ele precisava de roupas para