Negocios Internacionais
Os principais fornecedores do Brasil são Estados Unidos, China, Argentina, Alemanha a e Coreia do Sul, liderando de 4,2% a 14,6% dos fornecimentos em 2012. Como já dito anteriormente o Estados Unidos teve uma pequena queda devido a crise imobiliária e isso ocorreu porque como os juros estavam baixos, os americanos fizeram vários empréstimos para estar adquirindo imóveis e isso acarretou uma crise econômica no país, e o EUA ainda não conseguiu se reestabelecer e isso porque os gastos do consumidor estão lentos.
A China segue muito próxima dos Estados Unidos tanto é que conseguiu alcança-lo em 2012 com 14,6 % dos fornecimentos ao Brasil. Segundo o site Pucsp em um texto de Eduardo V. M. Villela, os principais produtos que a China fornece para o Brasil são: máquinas, aparelhos, materiais elétricos, combustíveis, óleos e ceras minerais, produtos químicos, orgânicos, caldeiras, aparelhos e instrumentos mecânicos, tecidos e artigos para vestuário, brinquedos entre outros.
Se observarmos a Argentina poderemos ver que de 2009 a 2012 ele só obteve quedas, em 2009 ele representava 8,8% e em 2012 ela já teve uma queda para 6,7% e isso também ocorre por causa da crise econômica que se instalou no país, e também por causa de escassez de dólar do país eles estão preferindo importar de quem vende mais barato no caso a China, porque mesmo o Brasil sendo isento de algumas taxas pelo MERCOSUL o produto da China ainda sai mais barato para eles.
Por sua vez, a Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, e o Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina. Os principais produtos importados da Alemanha são máquinas, automóveis e suas peças, produtos químicos e eletrotécnicos.
A Alemanha também teve uma