Necessário Vida
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menos abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
MECANISMOS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS
Da mesma forma que um automóvel precisa queimar o combustível para obter energia e, assim, se movimentar, os seres vivos também necessitam de energia para seu funcionamento, ou, em outras palavras, para realizar suas funções vitais.
Como os seres vivos conseguem obter esta energia?
Os animais obtêm a energia através dos compostos orgânicos assimilados na alimentação. São capazes de quebrar o alimento em pequenas porções através da respiração celular e armazenar energia.
As plantas, além de realizar a respiração celular, também são capazes de absorver a energia luminosa e a converter em energia aproveitável através do processo chamado fotossíntese.
Assim, dizemos que as plantas, de maneira geral, são autotróficas, ou seja, se auto-alimentam, enquanto que os animais são heterotróficos.
A fotossíntese está muito ligada à respiração, assim, pode-se dizer que a fotossíntese e a respiração são espelho uma da outra, e, de maneira geral, há um balanço entre estes dois processos na biosfera (= soma de organismos na Terra). Veja o esquema a seguir:
CO2 + H2O + energia, dando origem a (CH2O) + O2 = fotossíntese
(CH2O) + O2, dando origem a CO2 + H2O + energia = respiração
Tanto a fotossíntese quanto a respiração geram energia química utilizável (na forma de ATP), cuja síntese é mediada por um gradiente de hidrogênio transmembrana. O ATP é a