Ncfr 7
SISTEMAS DE CUSTEIO
SISTEMAS DE CUSTEIO
Os sistemas de custeio dividem-se em três tipos: * Sistema de custeio total; * Sistema de custeio variável; * Sistema de custeio racional
Custeio total
No custeio total todos os custos são considerados no apuramento do custo dos produtos, quer os custos fixos quer os custos variáveis industriais, como custos da produção.
É de salientar que os custos fixos industriais e os custos variáveis, são custos dos produtos, tornando-se somente custos do período à medida que a produção é vendida.
Temos de mencionar que estamos a falar dos custos da produção, porque os custos não industriais são sempre considerados custos do período.
Custo industrial dos produtos vendidos
Fabricação
Existência dos produtos acabados
Custos fixos Custo Total Custo total de produção dos produtos dos produtos
Custos variáveis Acabados vendidos de produção
Custos dos produtos Custos do período
Vantagens * Considera o total dos custos por produto; * Permite o cálculo dos custos por centros de custos; *
Desvantagens
* Poderá aumentar artificialmente os custos de alguns produtos; *
Custeio variável
No custeio variável só os custos variáveis são considerados como custos do produto, sendo custos do período todos os custos fixos. Apenas são custos do produto, aqueles que variam com o nível da produção.
Os custos fixos da produção são aqueles que a empresa tem de suportar para dispor de capacidade para se manter em condições de produzir. Por não dependerem do tempo são considerados no final do período retirando-os à margem bruta.
A parte dos custos