NBR 6457 - sondagens
Imagine que Deus é uma pessoa normal, trabalhando em uma época onde não exista máquinas e computadores, é um artesão moldando o Universo e realizando sua obra-prima cujo principal aliado não é a tecnologia, mas o tempo.
Esse é o primeiro passo para entender a dinâmica dos componentes da Terra e formação dos minerais, rochas e solos que são definidos pela NBR 6502 - Rochas e Solos, norma de leitura obrigatória para os novos alunos da área de sondagem.
Este trabalho pretende expor a técnica de sondagem de solo de maneira didática e de representatividade em campo utilizando as normas 9604/86 e 6484/01 como referências. Ademais, busca-se aplicá-la em ensaios e sondagens mistas e hidrogeológicas e, ainda, trazer nomes de fornecedores.
Corroborado pela economia brasileira e a tendência mundial ao ambiente e processos sustentáveis, a construção civil tende cada dia a ser mais econômica e racional. Neste contexto, as fundações são dimensionadas e determinadas pelas propriedades mecânicas do subsolo onde a obra será construída. A realização da sondagem do subsolo é de extrema importância tanto para o projetista como para o construtor, tornando a obra mais econômica.
Pode-se dizer que este estudo das propriedades do subsolo é o custo mais barato relacionado à parte da fundação. Atualmente, faz-se o estudo apenas em construções maiores, no entanto o cenário poderá alterar-se em curto e médio prazo. Principalmente em Palmas-TO onde ainda constitui uma capital de construções horizontais, o mercado irá englobar novos técnicos em sondagens e engenheiros devido à necessidade de melhor dimensionamento das fundações de edificações verticais.
2. NBR 9604/86: Abertura de poço e trincheira de inspeção de solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas2.1. Abertura de poço e trincheira
Deve-se considerar que esta norma foi escrita em 1986, portanto algumas partes podem ser adaptadas à realidade e equipamentos disponíveis. Segundo a norma, o poço é