NBR 6122 - 2010
Primeiramente fixar na parte inferior das guias a banda acústica e posteriormente fixá-las ao piso e ao teto através de bucha e parafuso ou finca-pino. Determinado o local e o tamanho das guias, fazer o corte dos montantes (Figura 1) levando em consideração uma folga de 1 cm em relação à face interna da guia superior.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1
Com auxilio de um nível (Figura 2) ajustar os montantes respeitando sempre um espaçamento de 60 cm entre eles e fixá-los as guias usando o alicate puncionador. Cortar, posicionar e puncionar se possível os montantes que estruturaram a futura porta (Figura 3), sempre levando em consideração que a distancia entre montantes deve respeitar os 60 cm.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 2
Figura SEQ Figura \* ARABIC 3
Entrar com as placas de gesso acartonados e com cunhas fazer o distanciamento de aproximadamente 1 cm em relação ao chão. Fixá-las aos montantes e as guias com o uso de parafuso e parafusadeira, respeitando um distanciamento de 25 cm. No encontro de dois perfis metálicos, onde há sobreposição das chapas metálicas, deve-se usar parafusos de ponta trombeta e no caso de chapa metálica única usa-se ponta agulha.
Usando serrote e estilete é feitos os cortes nas chapas onde ficará a porta, levando em consideração que as placas de um lado da parede estão deslocadas 30 cm em relação ao outro, é feito o tratamento de junta entre placa e cantoneiras. Nas juntas passa-se uma massa específica e aplica-se a o papel microperfurado (Figura 4).
Figura SEQ Figura \* ARABIC 4
Então novamente passa-se a massa com uma desempenadeira de aço (Figura 5 e 6). Esse passo é muito importante, pois se não respeitado essa ordem poderá aparecer fissuras posteriormente
Figura SEQ Figura \* ARABIC 5
Figura SEQ Figura \* ARABIC