nbc pa 01
a.) Melhoria de Processamento:
A melhoria de processamento esta diretamente ligada há formas melhores de aumentar o valor agregado dos produtos do ponto de vista da Engenharia de Valor (EV) e da Análise de Valor (AV). Quanto maior o valor agregado, maior a eficiência da operação.
Após determinado o produto a ser feito, surge como questão, a forma de como este será produzido, sendo as melhorias baseadas em tecnologia específica de produção e engenharia industrial.
b.) Melhoria de Inspeção:
A inspeção pode ser caracterizada da seguinte forma:
Por objetivo: a) Inspeção de julgamento, ou seja, para encontrar defeitos; b) Inspeção informativa, ou seja, para prevenir defeitos posteriores.
Por abrangência: a) Inspeção por amostragem; b) Inspeção 100%.
Por exemplo, a inspeção informativa cumpre a função de informar imediatamente ao processamento, a ocorrência do defeito, norteando uma melhoria no método de processamento. Essa transferência de informações é chamada “função feedback da inspeção” que determina a redução contínua de defeitos.
Assegurar a prevenção de defeitos e qualidade são metas básicas do Sistema Toyota de Produção. Dentro dessa concepção, tem-se o sistema Poka-Yoke que, faz uso de inspeção 100%, eliminando os defeitos e reduzindo as horas-homem de inspeção a zero.
c.) Melhoria de Transporte:
No Sistema Toyota de Produção, a melhoria de transporte é alcançada através de melhorias básicas implantadas no layout da fábrica, eliminando quase por completo a necessidade de transporte.
d.) Melhoria de Armazenagem:
Nos processos de transformação, existem dois tipos diferentes de estoques:
- estoque entre processos e
- estoque por tamanho de lote
Em melhorias de armazenagem são usadas técnicas de armazenagem automáticas e programas de controle de estoque computadorizadas. Entretanto, a sincronização de cada processo elimina as esperas do