NAVIO NEGREIRO 2
1.1 introdução Navio Negreiro (tragedia no mar ) foi escrito por Castro Alves , influenciado pela atmosfera libertária ,abraçando o ideal abolicionista. O poeta estava com 21 anos de idade. Hoje o poema está com 139 anos. O poema escrito em XIX, o Navio negreiro foi escrito em 1850 , ou seja , nesta época o Brasil já era um pais pré-republicano e a lei Euzébio de Queiroz em 1850,que proibia o odioso comercio de escravos. Em 1854, outra Lei foi assinada, a Nabuco Araújo que impedia o desembarque navios negreiros nas contas brasileiras. A Princesa Isabel só viria assinar a Lei Áurea em 1888. Porém, conter o tráfico de escravos parecia tarefa impossível até mesmo para a poderosa Marinha Britânica. Suspeita-se haviam barcos contrabandeando homens sequestrados da África até o final do Século XIX, portanto, em plena era condoreira.
Castro Alves não era apenas abolicionista, era um defensor das liberdades,seja ,a liberdade política, a liberdade social e até mesmo a liberdade sexual.
O poema Navio Negreiro, com seu subtítulo "Tragédia no Mar", é produto genuíno da escola romântica de conteúdo liberal. O tema é realista na sua pungente atualidade.
1.2 Castro Alves
Castro Alves ,foi um dos que mais se destacou no estilo romântico na poesia brasileira entre 1850 e 1870.
Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº7 da Academia Brasileira de Letras.
No ano de 1853, vai com sua família morar em Salvador. Estudou no colégio de Abílio César Borges, onde foi colega de Rui Barbosa, Demonstrou vocação apaixonada e precoce pela poesia. Em 1859 perde sua mãe. Em 24 de janeiro de 1862 seu pai casa com Maria Rosário