natureza
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL À DISTÂNCIA
SISTEMAS INTERDISCIPLINARES EM ÁGUA E SOLO
PÓLO: SÃO SEPÉ
PROFESSOR: Toshio Nishijima
ALUNO: Luiz Eduardo Paulino da Silva Mat.: 201370723
O USO E REUSO DA ÁGUA: O CUIDADO COM ESSE LÍQUIDO PRECIOSO
É notório que o uso e o reuso de água não é um conceito novo, e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre esse bem precioso, buscando bases teóricas sólidas para esta análise.
Os objetivos a serem alcançados são: conhecer os conceitos relacionados aos usos múltiplos da água; proporcionar a tomada de uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas como a conservação e a adequada utilização dos recursos hídricos; perceber a importância do tratamento de esgotos e reuso da água para a sustentabilidade ambiental; e contribuir para a percepção dos efeitos nocivos que a falta de tratamento de esgotos pode causar ao meio ambiente.
Segundo o livro “Água e Solos” do Curso de Especialização em Educação ambiental da UFSM (2013, p. 55), “A quantidade de agua no mundo é igual e invariável”. Logo, não podemos afirmar que sua quantidade está decrescendo, o que de fato temos de diferenciar é a quantidade disponível de água. Portanto percebe-se, à luz da teoria, que a má distribuição desse bem, os maus tratos e os problemas afetados pelo homem e pela própria natureza têm contribuído para o desperdício de água em quantidade indisponível ao bem dos seres vivos, de modo especial ao homem.
Nesse entendimento, percebemos que é preciso disciplinar, policiar e reeducar os usos e os volumes desperdiçados da água. Leciona Tucci (2004) que a água está em função das atividades econômicas e sociais da humanidade.
Os principais usos da água são:
Abastecimento público - o uso mais nobre da água - subdividido em uso doméstico (como fonte de vida, bebida, no preparo