Natureza
Antiga Fazenda Santa Maria
O Hotel Fazenda do Arvoredo localiza-se na antiga Fazenda Santa Maria, em Barra do Piraí, no Vale do Paraíba Fluminense. No século XVIII, esta região começa a ser desbravada e colonizada como o caminho para as Minas Gerais, tornando-se local de apoio da Corte para as Minas e vice-versa. Com o solo fértil, o clima ameno e a mão de obra escrava, a cultura do café obtém enorme sucesso. Transforma esses fazendeiros em empresários rurais, possuidores de grande fortuna e poder junto ao imperador, que os agracia com títulos nobiliáquicos, o que os torna conhecidos como os famosos barões do café. Com o enriquecimento dos Fazendeiros, estas unidades de produção se sofisticam. Constroem-se casas senhoriais, as casas grande, o abrigo dos escravos, as senzalas, os depósitos do café, as tulhas, dispostos em torno do pátio de secagem do café, formando assim o quadrilátero funcional.
A Fazenda Santa Maria mantém as características de uma autêntica fazenda do ciclo do café. O andar superior da casa grande, moradia dos barões, divide-se em três áreas distintas: área comercial, área social e área íntima, tendo ao centro o átrium, onde circulava o ar para manter uma boa aclimatação da casa. Na cozinha, encontra-se ainda o antigo fogão à lenha, datado do século XIX, em pleno e total funcionamento, responsável por um dos destaques do hotel que é culinária regional.
Em 1818, o Príncipe Regente D. João doou a José Luiz Gomes, Barão de Mambucaba, extensas terras com o objetivo de nelas plantar café, atividade economicamente promissora, dando origem a Fazenda Santa Maria.
Em 1836, Honório Hermeto Carneiro Leão, homem de grande força política, assume a fazenda. Seu filho, Nicolau Neto Carneiro Leão, herda a propriedade e recebe o título de Barão de Santa Maria. Manda construir outra sede, maior e mais luxuosa, concluída em 1858. Em 1903, a fazenda é adquirida pelo Conde João Leopoldo Modesto Leal,