natureza
O presente trabalho desenvolveu estudos sobre como a aviação contribui para que aconteça a poluição atmosférica, acrescentando, ainda mais problemas na camada de ozônio. Atualmente o fenômeno do efeito de estufa da terra está em processo de desequilíbrio provocado pela ação humana e este processo tem sido acelerado a cada ano.
A escolha desse tema deve-se ao fato de a poluição atmosférica estar em constante discussão na sociedade; da necessidade de explicar como a aviação, que é o meio de transporte muito utilizado pela população mundial, contribui para essa poluição; e de tomar conhecimento de como as empresas buscam, e se buscam, mitigar parte do problema.
Este estudo, durante o período de seu desenvolvimento, levantou algumas questões como:
como acontece o efeito estufa, que é um mecanismo natural importante para a sobrevivência humana; o que esta acontecendo para que aja o desequilíbrio desse fenômeno; e o que provoca o aumento do aquecimento global.
Procurou-se analisar também, como a poluição do ar, causada por diversos fatores, podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida das pessoas que residem nas grandes cidades. Estudos feitos mostram que em cidades onde há intenso tráfego, tanto de veículos quanto aéreo, acabam por desenvolver doenças respiratórias nos habitantes.
Tratados como o Protocolo de Quioto foram elaborados tendo em vista os autos índices de poluição provocados pelos países desenvolvidos e com o propósito de tentar diminuir essas emissões. A princípio o setor de aviação não estava incluso como possível poluidor do ar, mas, depois de se observar a atuação desse setor em âmbito mundial acabou sendo introduzido nos tratados realizados entre países preocupados com as emissões provindas da aviação.
No levantamento bibliográfico elaborado nesta pesquisa, encontram-se, em caráter de prevenção do setor aéreo, medidas mitigatórias para que o problema da poluição aeronáutica seja sanado ou amenizado,