Natureza ou Cultura
°Um Ser Entre Dois Mundos
Quem somos nós?
Sabemos que somos seres vivos pertencentes ao reino animal e somos a espécie denominada Homo Sapiens
O que nos distingue então?
Se comparamos o corpo humano com o de outros animais veremos que o nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma serie de dificuldades.
Assim diferentes dos outros animais os humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres que modificam o estado da natureza. Isso significa que os humanos também são culturais.
Ponto de Transição (Onde acaba o ser - humano a natureza e começa a cultura)
°Linguagem e Comunicação
De acordo com alguns estudos o fator determinante da transição natureza-cultura é a linguagem. Trata-se de uma corrente que entende o ser humano fundamentalmente como um ser lingüístico.
Não se pode negar que a linguagem constitui uma das dimensões mais importantes da existência humana, pois é ela que permite o intercambio das experiências e as aquisições culturais.
Trabalho
Outra vertente interpretativa fundada pelo filosofo alemão Karl Marx (1818-1883) entende que é o Trabalho que possibilita a distinção entre o ser humano e animais portanto entre cultura e natureza a única fundação é o trabalho. Segundo essa perspectiva seria a partir do trabalho que se desenvolveram todas as outras formas de manifestação humana.
Filosofia Antropológica
°Concepção Platônica
No pensamento de Plantão o ser humano é entendido como essencialmente alma, imortal e preexistente ao corpo. A união da alma com o corpo seria acidental e o corpo limitaria a alma humana como se fosse uma prisão. Platão também concebia a alma dividida em três partes distintas que se relacionam entre si: alma concipiscente (vinculada aos desejos), alma irascível (vinculada às paixões) e alma racional (vinculada ao conhecimento) eu acho pessoalmente que as idéias espíritas têm base nessa concepção.
°Concepção Aristotélica
Aristóteles entendia o ser