natureza cultura e pensamento filosofico
NATUREZA, CULTURA E O PENSAMENTO FILOSÓFICO.
SUMÁRIO
SINTESE HUMANA
SINTESE NATURA-CULTURA
LIBERDADE E DETERMINISMO
Conceito de Liberdade
Conceito de Determinismo
ANIMAL HUMANO
“[...] Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do mundo.” Maurice Merleau.
Desde o surgimento da Filosofia diversos pensadores procuraram responder “o que é o ser humano?” e nada mais é do que o nível de habilidades psíquicas que pode observar a natureza, criar uma linguagem e, assim, analisar e julgar o mundo em que vive. Com seu alto grau de consciência o homem superou os limites primitivos tornando-se simultaneamente um ser biológico e cultural. Nele ocorre uma síntese que integra características hereditárias e adquiridas, aspectos individuais e sociais, elementos do estado de natureza e de cultura.
Quando refletimos sobre o ser humano e sua natureza, pensamos em características naturais, mas também temos de pensar em seu caráter. Alguns Filósofos pensam em que o ser humano nasce com características de sua própria espécie, que é denominada instinto, considerando que a cultura e o meio social determinam seu caráter. Freud disse que o ser humano é constituído por uma natureza, que em muitos aspectos tende a determinar sua vida. Já a cultura permite que a pessoa controle sua natureza por mais que os instintos atuem em seu interior.
LIBERDADE E DETERMINISMO
Liberdade: Apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre cada indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode agir livremente a partir de sua autodeterminação. A maior expressão dessa concepção filosófica acerca da liberdade encontrada no pensamento de Jean – Paul Sartre, que afirmou que “o homem é condenado a ser livre”.
Determinismo: A liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidade e instintos) seja por