Natura
Em agosto de 1969, Luiz transformava o seu sonho pessoal em realidade. Tinha vendido seu fusca, e com o dinheiro reformou uma antiga e pequena borracharia na Rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo, onde montou sua primeira e única loja. Ainda conseguiu um imóvel na Vila Mariana, onde estruturou uma pequena fábrica.
Sem muito dinheiro, imprimiu alguns cartões que ficava distribuindo na rua com a mensagem: “Nós pensamos em você. Gostamos do mundo, dos dons da vida, da música, da amizade, do elo que nos une, da mística engrenagem dos momentos. Aprendemos a força do amor. Com amor, muito amor, nós fabricamos beleza. Venha nos conhecer”.
Junto com o cartão, as pessoas também ganhavam uma rosa. Este não era o jeito de pensar do Luiz, era seu jeito de ser. E o seu jeito de ser tinha sido transformado em cada detalhe na sua lojinha e em seus produtos, mesmo que tudo de forma muito humilde e simples.
A Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda. foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra, com o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos.
Em 1970, a empresa passou a ser nomeada Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.Nesta mesma década, a Natura optou pela venda direta como a alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa, apoiado na força das relações pessoais. Nascia a consultoria Natura, com vendas porta-a- porta, que garantia contato direto e personalizado com as suas clientes e que,anos depois, faria com que a Natura enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil, a Avon.
Capitalizada venda direta possui atualmente 250 mil consultoras, que vendem diretamente nos 4.500 municípios brasileiros - dentre elas 20 mil estão conectadas à rede e 5% do total das vendas da empresa são feitas pela Internet.
No final da década de 90, uma nova