Natura projeto carbono neutro
1. ANÁLISE DA REALIDADE
1.1 Efeito estufa
O clima sempre mudou de forma natural, porem nas ultimas duas décadas as mudanças causadas pelo clima começaram a fazer parte de discussões de alguns cientistas, que concluíram que as mudanças climáticas não são exclusivamente causadas pela natureza. Pelo contrario a própria humanidade com seus movimentos civilizatórios tem provocado tais mudanças dada sua relação com o meio ambiente. Com a revolução industrial no século XVIII, aqueles cientistas verificaram que o desequilíbrio ambiental tornou-se elevado a ponto de ameaçar as condições biológicas que permitem a existência de vida na terra. Esses acontecimentos levaram ao conceito do efeito estufa.
Efeito estufa é o aquecimento da atmosfera terrestre, um fenômeno natural resultante da interação dos processos naturais de entrada de radiação eletromagnética entre o sol (fonte geradora de radiação infravermelha e luz visível, radiação ultravioleta) e a emissão de radiação térmica do planeta terra (corpo receptor, dissipador e refletor da energia recebida da fonte geradora).
O dióxido de carbono é responsável por mais de 60% do aumento do efeito estufa. Ele é encontrado naturalmente na atmosfera, mas a queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo e gás natural) libera o carbono armazenado nesta fonte de energia a uma taxa sem precedentes. Do mesmo modo, o desmatamento florestal libera o carbono armazenado pelas árvores.
A emissão anual deste gás supera quase 1% do total de dióxido de carbono na atmosfera. Segundo estudiosos, o nível deste gás variou menos que 10% durante os 10 mil anos que precederam o período de industrialização. Já nos 200 anos que a sucederam, os níveis deste gás ultrapassaram 30% de crescimento. Mesmo com os oceanos e a vegetação terrestre tendo absorvido metade das emissões humanas de dióxido de carbono, o nível da atmosfera continua a aumentar 10% a cada 20 anos.
As hipóteses científicas da interferência