natação
GESLIANI BIGGI DELFIM
RESUMO: Este estudo nos mostra que com o passar do tempo, o organismo humano sofre alterações fisiológicas e psicológicas naturais. Observa-se que o individuo a partir dos 40 anos, já começa a apresentar mais dificuldades para desenvolver qualquer atividade física. Algumas pesquisas relatam que a capacidade aeróbica a força e flexibilidade declinam significativamente, bem como o aumento de lesões articulares e fraturas. Além desses aspectos ligados a parte física, encontra-se os psicológicos como o medo, traumas e inseguranças. A natação é considerada uma das atividades física mais completa e uma das mais complicadas de se aprender a partir dessa faixa etária. Ocorre todo um processo de adaptação ao meio liquido, onde barreiras principalmente psicológicas devem ser superadas, para que o individuo sinta-se segura e responda ao aprendizado.
INTRODUÇÃO
Após os 40 anos a fase adulta madura a pessoa assume uma maior responsabilidade o trabalho a vida familiar, conseqüentemente ouve se falar muito em stress doença considera da era moderna que atinge pessoas que trabalham excessivamente.
O processo de envelhecimento acarreta varias mudanças no organismo e aumenta o risco de incidência de doenças. Trindade (2005) lista possíveis alterações que podem ocorrer nesta fase da vida. As mais comuns são: hipertensão arterial, obesidade, diabetes, arteriosclerose, osteoporose, redução das funções cardiovascular, pulmonar e renal e lentidão cognitiva e motora. Mas o autor ressalta que o envelhecimento não pode ser considerado um período da vida onde só ocorre declínio das capacidades físicas e redução das funções corporais, mais sim como uma fase de adaptações; e os professores de educação física devem criar atividades que desenvolvam as potencialidades dessas pessoas.
McArdle, Katch e Katch (2003) também salientam alterações endócrinas e redução da massa muscular e