natação
Quando o nadador faz uma aproximação lenta isso prejudica, pois perde tempo e energia, ainda mais se a virada não exige o toque na parede.
Enquanto o nadador se aproxima pode ser feito observações, qualquer ajuste tem que ser bem avaliado para que seja garantido uma virada bem sucedida e correta no ciclo do nado. As viradas tem que ser praticadas em velocidade de competição, o nadador tem que se localizar com precisão o ponto exato no qual virar.
- toque
A regra estipula que o toque deve ser feito com qualquer parte do corpo. A maioria dos nadadores possuem um braço preferido para usar na virada.
- rotação
Se o corpo do nadador estiver mais flexionado é maior a chance de realizar a rotação mais veloz.
- Impulso
É essencial que haja um impulso firme e potente, o impulso acontece através da ação das pernas, propulsinando o nadador para frente.
- Deslizamento
O deslizamento só acontece se o corpo estiver com a postura completamente estendida e aerodinâmica. O nadador deve estar aproximadamente 45 cm da superfície da agua.
- movimentos iniciais do nado
Para que os moviemtnos sejam corretos, é preciso saber que eles não precisam acontecer muito rápido durante o deslizamento. O estilo mais veloz, o crawl, estabelece que a transição do deslizamento do nado, ocorra na velocidade máxima do nadador.
- virada do crawl
O competidor deve tocar o final da piscina com qualquer parte do corpo, lembrando que a virada em cambalhota é a mais veloz. As mais fáceis são as viradas grampo e pivô para os nadadores menos habilidosos.
- A virada no estilo costas
Não pode haver nenhum desvio da posição normal do corpo, ate que a mao dianteira toque a extremidade da raia.
A virada mais veloz é a que combina cambalhota com os indícios de um giro.
- toque
Se o nadador não souber calcular o momento do toque a outra pode ser movida na tentativa de resgate. A virada pode ser completada com as duas mãos em contato com a parede.
- rotação
Conforme as