Natação
Ser capaz de nadar um estilo básico não significa fazer com que alguém esteja seguro na água. Então talvez exista alguma coisa a mais na natação do que simplesmente ser capaz de nadar e talvez devamos levar em consideração algumas das atividades básicas de locomoção na água antes de tentar ensinar os estilos mais formais.
Aula Planejada Cada aula deve ter um objetivo definido e uma progressão cuidadosamente planejada das atividades pelas quais este objetivo será alcançado. As atividades devem ser praticadas na sequência correta; tentar executar atividades para as quais os nadadores não estão preparados pode resultar em todos os alunos rodando em círculos e indo a algum lugar. Então, antes de ministrar a aula, devemos ter certeza de termos um plano definido na cabeça, e para formular este plano, devem ser avaliados coisas básicas, como o número de alunos na classe, as idades, como o grupo será dividido, as capacidades e locomoção na água, as condições da instalações e a temperatura da água, quais equipamentos estão disponíveis. As práticas individuais não devem ser abaixo das capacidades da criança, mas, ao mesmo tempo, devem se tornar progressivamente mais difíceis de maneira que os alunos sejam sempre ligeiramente forçados em seus limites. Cada objetivo deve ser direcionado no sentido de melhorar a locomoção do aluno na água e suas habilidades de natação.
Plano de aula básico A aula pode ser dividida em diversas partes, cada parte dedicada a um objetivo. São determinados elementos básicos e descritas brevemente. Pode-se iniciar com uma atividade introdutória para que os alunos se aqueçam. Logo após, recapitula-se a aula anterior ou o objetivo. Para a atividade principal as práticas devem ser progressivamente