Natação
Com essa perspectiva, o peso e a estatura, o índice de massa corporal (IMC) são modificados, com o transcorrer dos anos. De acordo com dados da população americana, os homens atingem seu máximo valor de IMC entre os 45 e 49 anos, apresentando em seguida um ligeiro declínio. A importância do IMC no processo de envelhecimento deve-se a que valores acima da normalidade (26-27) estão relacionados com incremento da mortalidade, por doenças cardiovasculares e outros males já abordados anteriormente. Por outro lado, índices abaixo desses valores, com aumento da mortalidade por câncer, doenças respiratórias e infecciosas. Além deste aumento da mortalidade, FIATARONE-SINGH, cita também a maior prevalência em idosos obesos de osteoartrite do joelho, apnéia do sono, hipertensão, intolerância à glicose, diabetes, acidente vascular cerebral, baixa auto-estima, intolerância ao exercício, alteração da mobilidade e níveis elevados de dependência funcional.
Referencias
FIATARONE-SINGH M. Combined exercise and dietary intervention to optimize body composition in aging. In: Harman D et al. (eds). Towards prolongation of the healthy life span. Annals of the New York Academy of Sciences. Vol 854. New York: New York Academy of Sciences; 1998. p. 378-393.
Objetivos: Descrever o perfil antropométrico dos idosos de Paripiranga que praticam atividades físicas e ou esportes. Verificar a influência do método de determinação da composição corporal nos