Natação
Neste trabalho vamos falar da natação. Nós escolhemos este tema porque queríamos falar sobre um desporto e achamos que este era o melhor pelos seus benefícios, pela variedade de modos e pelo facto de ser um desporto que a maioria da população pratica. Os tópicos que nós vamos abordar são: História; Objetivos; Modos da Natação (4 modos); Benefícios; Cuidados a ter; Qualidades físicas mais desenvolvidas.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA NATAÇÃO
Natação – vem do Latim natare, “banhar-se, nadar, encher d’água”. A maioria das competições desta modalidade são feitas em piscinas, cujo nome vem do Latim pisces, “peixe”.
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto. A ORIGEM DA NATAÇÃO
A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registo mais antigo sobre a natação apresenta-se nas pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas demonstram que a 2000 a. C. surge-a.
A natação aparece desde a Grécia e Roma, quando soldados realizavam essa modalidade esportiva e de competição como forma de se exercitar, por ter movimentos complexos, divertidos e simples, ajudando na recuperação terapêutica e na atrofia muscular. Naquele tempo que não sabia nada não tinha educação. A natação é uma forma quase primitiva de locomoção para o ser humano. Aprender a nadar era necessário para transpor certas distâncias.
Em 1839, o inglês J. Arthur Trudgen aplicou observações que foram feitas com os nativos da América do Sul, o movimento das pernas, era parecido com golpe de tesoura, que evoluiu quando outro inglês, Frederick Cavill, que resolveu mudar para Austrália, observou que os indígenas nadavam com as pernas ajeitadas em plano vertical a