Natação
COMO UTILIZAR A SEQUENCIA PEDAGOGICA NO ENSINO DO NADO CRAWL
Primeiro começa com a adaptação ao meio liquido onde a pessoa vai conhecer a piscina se acostumar no novo local que está e saber onde é a parte rasa, onde é a parte funda.
Depois iniciamos com o controle respiratório primeiro pela boca colocando o queixo na água fazendo bolinhas de ar na água com expiração. Pelo nariz vem logo depois fazendo expiração debaixo d’água. Por fim iniciamos a apneia fazendo com que o aluno (criança ou adulto) pegue objetos debaixo d’água.
Assim que a pessoa está acostumada à piscina e a respiração dentro dela, nós partiremos para flutuabilidade, o corpo do aluno parado e o mais reto possível nós ajudaremos a flutuar auxiliando se preciso levantando as pernas e segurando na cintura e deslocando ele pela piscina, pode se usar acessórios como macarrão e colchão fazendo flutuação ventral e depois dorsal aos poucos vai tirando os acessórios ate chegar o momento em que o aluno esteja nadando sozinho tudo com o acompanhamento do professor. Só é ensinada a propulsão das pernas e braço depois que aluno souber flutuar sem ajuda dos acessórios.
Logo após isso ensina se a técnica de respiração, técnica das pernas e dos braços do nado crawl, utilizando os acessórios.
Com crianças têm que trabalhar o lúdico delas a imaginação através de musicas, brinquedos e nomes de bichinhos, foguetes enfim tudo que estimule a mente delas a fazer corretamente as técnicas do nado que esta sendo ensinado. Tudo isso em cada passo da sequencia