Natação
NATAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
LUIS AUGUSTO TALARICO – R.A. 0174/11
Educação Física
ADAMANTINA - SP
2013
LUIS AUGUSTO TALARICO– R.A. 0174/11
NATAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Departamento de Educação Física da FAI como avaliação parcial da disciplina de _______________________, sob a Orientação da Prof. Mestre_____________________.
ADAMANTINA - SP
2013
1 INTRODUÇÃO
A natação para alunos com deficiência física, além de propiciar desenvolvimento do potencial do organismo como um todo, ela contribui para melhorar a auto-imagem e a inserção social deste grupo. Desta forma a natação é considerada por muitos autores como uma atividade física que possibilita vários benefícios aos alunos com deficiência física.
Inclusão social por meio do esporte é muito muito incentivado, na crença de que todos os nadadores devem ter a oportunidade para alcançar seu pleno potencial.
Os nadadores com deficiência têm a mesma gama de capacidade, que uma atleta de elite. Seus interesses variam de natação social, competitiva, juntamente com muitas outras atividades aquáticas.
Existe, portanto, uma necessidade para os professores para tornar-se mais bem informados para que todos tenham acesso a melhor possível prática de ensino.
O objetivo do trabalho é entender como um deficiente pode ser atleta e ao mesmo tempo, passar pela inclusao social por meio de uma atividade fisica.
2 DESENVOLVIMENTO
A deficiência é definida como perda ou anormalidade de alguma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que pode ser de origem congênita ou adquirida, permanente ou temporária (BARRETO, 2009).
A Constituição Federal Brasileira assegura diversos direitos a pessoas com deficiências, entre os quais se citam educação, cuidados com a saúde, assistência social, atendimento especializado, reabilitação, integração e participação à sociedade, proibição de discriminação e acessibilidade