nataçao
Natação
Disciplina de Educação Física
Realizado por:
Soraia Oliveira
Turismo 2
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Com a realização deste trabalho pretendo abordar um pouco esta modalidade aquática, falando sobre a sua história, os benefícios que esta trás para o nosso corpo, as suas modalidades, e entre outros pontos. O objetivo é aprender um pouco mais sobre as suas regras e como se pratica.
O que é a Natação? A natação é a capacidade que o ser humano tem de se deslocar na água, sem precisar de ajuda artificial. Porém, os animais também têm essa mesma capacidade. É um desporto que pode ser praticado em modo de competição ou por lazer, no entanto, também pode ser utilizado para salvar vidas, no caso dos nadadores salvadores. Esta atividade é considerada uma das melhores, pois exercitam todos os músculos do nosso corpo.
Natação inumana Diversos animais têm o instinto de nadar, nos mamíferos esta natação por instinto denomina-se de “Natação Padrão”. Esta forma de nadar é conhecida por “nadar à cão”.
História
A natação existe desde a pré-história, cerca de 2500 a.C., e estava inserida na educação dos egípcios. Na Grécia e na Roma Antiga, esta atividade era parte dos treinos militares e quem não soubesse nadar tinha um “status” social inferior em relação às outras pessoas. A natação assou a ser considerada como um desporto olímpico nos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em Atenas por volta de 1896. Posteriormente, em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA).
Estilos da Natação
• Estilo de Costas:
Neste estilo o corpo deve estar na horizontal, as pernas batem alternadamente e os braços rodam um de cada vez.
• Estilo de crawl:
Este estilo exige um grande controlo dos movimentos. Os braços