ESTUDO SOBRE O MODELO 3D DE WATSON E CRICK
Finalmente em 1953 a molécula de DNA tal como é aceita atualmente foi descrita pelo biólogo James Watson e pelo fisico bioquimico Francis Crick. O modelo de DNA que hoje em dia nos parece simples, só é possível porque os investigadores mobilizam os conhecimentos já existentes, percebem quais são os principais pontos importantes e consistentes, levantam dúvidas, problemas e propõem hipóteses para resolvê-las.
O conjunto de informações que a comunidade científica dispunha até a década de 1950, permitiu-lhes conhecer, ainda que não totalmente, a composição quimica da molécula de DNA. Porém de que forma os componentes de um nucleotídeo se ligam e formavam uma estrutura espacial ainda era uma incognita para os cientistas.
Os estudos sobre o modelo de DNA iniciou-se logo após a Segunda Grande Guerra Mundial, quando a Sociedade Experimental de Biologia organizou um simpósio sobre o tema.
Nesta ocasião um fisíco e também biológo, William T. Astbury, ja apresentava suas idéias de que as sequencias de bases eram determinados por arranjos quimícos ou geométricos ou ainda pela combinação de ambos, onde ele utilizava a difração de raios-x para obter imagens das moléculas de DNA. Apesar de seu