Nasf
Fonte 1 Avaliação da atuação do nutricionista nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Picos/PI
Cláudia Mohana Lima Barros1; Gilvo de Farias Junior2 UFPI 2012
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em equipes multiprofissionais de saúde da família, agindo diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual está cadastrado.
tem como objetivo ampliar a abrangência e o foco das ações de atenção básica, melhorando a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde.
Na área da saúde, em décadas passadas, predominou a visão biológica identificada pela medicina científica, enfatizando-se a medicina curativa, que prezava pela especialização em detrimento à visão holística. Devido à ineficiência, à ineficácia e à desigualdade resultante dessa prática, surge a medicina comunitária com a integração das atividades promocionais, preventivas e curativas, na qual a família é tida como unidade fundamental, por meio de equipes de saúde e da participação comunitária (MENDES, 1985, apud PASQUIM, 2002).
Nessa lógica, surge o Programa de Saúde da Família (PSF) e, posteriormente, o Núcleo de Apoio à Equipe de Saúde da Família (NASF) incorporando ações programáticas de uma forma mais abrangente e intersetorial, como educação, saneamento, meio ambiente, cultura, entre outras, promovendo a qualidade de vida e intervindo nos fatores que a colocam em risco (BRASIL, 2008). qualidade e a resolutividade da atenção à saúde (BRASIL, 2008).
Entre as ações do NASF estão: desenvolver atividades físicas e práticas corporais; proporcionar educação permanente em nutrição; contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de convivência; implementar e promover ações multiprofissionais de reabilitação para reduzir a incapacidade e as deficiências, permitindo a inclusão social; atender