NASF
Entrevistado:
Assistente Social do Núcleo de Apoio à
Saúde da Família (NASF)
1. O que é o NASF e como ele atua no Município de Acaraú? NASF é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, atua como suporte à porta de entrada da Saúde, que é a Estratégia
Saúde da Família (ESF). Tem como objetivo ampliar a dimensão e o propósito das ações de atenção básica, composto de equipe multiprofissional, que atua de forma integrada apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, como uma rede de atenção e cuidados.
No Município de Acaraú, ele atua de forma coerente ao seu objetivo e estratégia, atendendo às demandas solicitadas, buscando sempre contribuir para a integralidade do cuidado e atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde
(SUS).
2. Qual o papel do Assistente Social na Instituição?
Segundo a Portaria n° 154, a atuação do profissional de Serviço social no NASF é fundamental e está de acordo com os princípios éticos e políticos da profissão. O nosso papel será promover cidadania e estratégias que causem fortalecimento das redes de suporte social, gerando uma integração entre serviços sociais e outros equipamentos públicos, bem como os serviços de saúde no território. O Serviço social é desenvolvido de maneira interdisciplinar, junto com ações das outras equipes, prestando apoio no trato da questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas na área da saúde. Exemplos: Ações de escuta e acolhida de usuários, Socializar informações nas equipes e Promover a integração dos demais membros da equipe de trabalho.
3.
Que ferramentas são usadas no atendimento aos usuários? Abordagem Familiar, Individual e Grupal, Visita Domiciliar e Institucional, Grupos educativos e/ou de convivência, entre outras. 4.
Qual a demanda de usuários no Município?
Acamados, Portadores de Doenças crônicas,
Portadores de Tuberculose, Pessoas com
Deficiência.
5. Que dificuldades o Assistente