NASF
NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família): Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
Os motivos da Atenção Básica para a criação dos NASFs foi a de dar o apoio estratégico e tático, às equipes mínimas do PSF, no que corresponde às ações a serem aportadas por cada uma das profissões ingressantes neste tipo de assistência. Enfim, o NASF foi concebido no sentido de complementar as equipes mínimas do PSF, em suas necessidades referentes às pessoas e famílias de suas jurisdições.
Meio:
Importância do médico veterinário na saúde pública:
- Segundo Pfuetzenreiter (2003), a saúde pública veterinária constitui o controle de zoonoses, a higiene e inspeção dos alimentos e produtos de origem animal, o monitoramento da poluição ambiental relacionada aos animais e o emprego de modelos animais para o estudo de patologias que acometem os seres humanos.
- A expressão saúde pública veterinária é utilizada para designar o marco conceitual e a estrutura de implementação das atividades de saúde pública que empregam conhecimentos e recursos da medicina veterinária para proteger e melhorar a saúde humana. PFUETZENREITER, 2003, p. 85)
- Segundo Menezes (2005), a investigação e identificação dos focos das enfermidades, o conhecimento das vias de