nascente do corrego cintra
Graduandos do curso de Engenharia Ambiental Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho (FACET) - Montes Claros/MG.
Resumo:
Desde os primórdios da humanidade, o homem busca o desenvolvimento, mas esse desenvolvimento tem uma enorme consequência na natureza, destruindo-a, este progresso devastou inúmeras florestas e cursos d’água em todo o mundo, com o objetivo de verificar a influência da ação antrópica na cidade de Montes Claros, em particular o Córrego Cintra, foi estudado duas de suas nascentes e duas surgências, das quais se tem conhecimento, sendo que estas não possuem mata ciliar e muito menos faixa marginal de proteção das nascentes. O córrego Cintra é um córrego que atravessa grande parte da cidade de Montes Claros, passando por alguns bairros como: Jardim Alvorada, Santa Rita II, Cintra, Bairro de Lourdes, Vila Ipiranga e Vera Cruz ,este córrego é um afluente do Rio Vieiras, que por sua vez é afluente do Rio Verde Grande e que é afluente do Rio São Francisco. Essa verificação foi feita com medição da vazão das nascentes e suas surgências, após o período das chuvas, além de observar onde se encontram as nascentes e a área em torno delas .Nos parâmetros usados para avaliar as nascentes e surgências (GOMES et al,. 2005), as nascentes apresentam-se degradadas, apesar de a maior parte delas conter proteção, mas possuem proximidades com residências e contato com animais, além de ter sido encontrado uma quantidade razoável de lixo.Cabendo um reestudo mais detalhado destas nascentes e surgências, com revitalização das mesmas.
Palavras-Chave: afluente, Rio Vieiras, Rio Verde, cursos d’água, mata ciliar.
1- Introdução
O Brasil é caracterizado por desenvolvimento desordenado, desde a vinda da família Real portuguesa ao nosso país, a partir de então o progresso do país teve a maior relevância, este progresso foi caracterizado pela falta de