Narguilé e Tabagismo
Em longo prazo pode causar: câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doenças respiratórias e coronarianas.
Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, você se expõe a herpes e outras doenças da boca, hepatite C e tuberculose. O uso frequente dos produtos derivados do tabaco causa também problemas de fôlego, mau hálito, amarelamento da pele e envelhecimento precoce, mesmo em usuários adolescentes e jovens. O fumante passa a ter di¬ficuldades de praticar esportes e outras atividades saudáveis de que gosta.
E o que quase ninguém sabe é que, em uma sessão de uma hora de uso do narguilé, você inala o equivalente à fumaça de 100 a 200 cigarros.
E o potencial para causar dependência é o mesmo. Análises recentes ainda comprovaram que a fumaça do narguilé apresenta concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, quando comparado ao cigarro. O carvão em brasa, inserido no cachimbo, produz moléculas cancerígenas que não são encontradas no cigarro, elevando os riscos à saúde.
Tabagismo
Segundo estudiosos, cerca de 10% dos fumantes que colocam o primeiro cigarro na boca já apresentam reações significativas no organismo que provocam a dependência por um período de até dois dias depois, o cigarro consegue suprir, em fumantes iniciantes, a necessidade do organismo em relação à droga por até uma semana, o que não acontece com fumantes de longa data.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Quanto mais cedo você entra na dependência do tabaco, maior o risco de contrair câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.