Naoh
RELATÓRIO
1.TÍTULO: Concentração de soluções e diluição –
Preparação e padronização de NaOH 0.2 mol.L- ¹.
2.OBJETIVO: Preparação e padronização de solução NaOH ( 0,2000 mol.L-¹) .
3. RESUMO: O experimento faz com que o aluno prepare uma solução de NaOH padronizando-a a 0.2mol.L-¹, calculando e comparando seus resultados com os padrões oficiais.
4. INTRODUÇÃO
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES
Existem diferentes relações que podem ser estabelecidas entre as quantidades de soluto, solvente e solução. Tais relações são denominadas concentrações. Chama-se concentração de uma solução toda e qualquer maneira de expressar a proporção existente entre as quantidades de soluto e solvente ou, então, as quantidades de soluto e de solução.
Usaremos a seguinte convenção:
Índice 1, para as quantidades relativas ao soluto.
Índice 2, para as quantidades relativas ao solvente.
Sem índice, ao que se referir à própria solução. As quantidades de soluto, solvente e solução podem ser expressas em massa (g, kg, etc), em volume (mL, L, cm³, etc) ou em número de mol.
Soluções são misturadas homogêneas de dois ou mais componentes e podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. A substância em maior quantidade na solução recebe o nome de solvente e aqueles em menor quantidades são chamados soluto. Essa classificação depende apenas da quantidade da substância na solução. Assim, no caso do aço, solução constituída por substâncias sólidas, o solvente é o ferro e o principal soluto é o carbono (entre 0,008% e 2,000% da mistura).
As soluções mais importantes para os seres vivos são aqueles em o solvente é a água, ditas aquosas. As plantas retiram seu alimento do solo através de soluções aquosas (por esse motivo, os fertilizantes possuem, sua composição, minerais solúveis em água). A digestão transforma alimentos em substâncias solúveis em água, que dessa forma, são mais facilmente absorvidas pelo organismo. Os fluídos dos tecidos, o plasma