Nao tenho nada
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outras moléculas.
A osmose pode ser dividida em dois tipos:
1) exosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior;
2) endosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior.
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo.
Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência).
1 ovo inteiro (cozido) e sem casca;
- Solução saturada de açúcar;
- Recipiente.
Preparo da Solução supersaturada de açúcar - adicione 250 g de açúcar a cerca de 250 mL de água quente, continue aquecendo e mexendo até que a dissolução seja completa. A solução ficará amarelada e viscosa.
Procedimento:
- Coloque o ovo no recipiente e adicione cerca de 250 mL da solução fria supersaturada de açúcar;
- Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia;
- Após esse período, retire cuidadosamente o ovo da solução de açúcar, lave-o e compare seu tamanho com a de um ovo normal.
Conclusão:
A membrana que envolve o ovo é semipermeável,